A vitória sobre o Fortaleza e a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa do Brasil marcaram o décimo jogo de Ronaldinho pelo Flamengo. O camisa 10 não fez uma partida brilhante, mas ajudou a equipe na missão de evitar o jogo de volta no Rio de Janeiro por meio de passes importantes. R10 segue sem saber o que é perder pelo time da Gávea, também invicto na temporada após 14 partidas oficiais.
Desde a estreia do astro foram 10 jogos, com o retrospecto de oito vitórias, um empate com o Fluminense, e um empate seguido de vitória nos pênaltis sobre o Botafogo na semifinal da Taça Guanabara. Além disso, com apenas seis jogos, Ronaldinho já marcava o gol do título da competição sobre o Boavista e dava a sua primeira volta olímpica com o Flamengo no Engenhão.
OS 10 JOGOS DE RONALDINHO PELO FLA
02/02 - Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu |
06/02 - Boavista 2 x 3 Flamengo - 1 gol |
13/02 - Flamengo 1 x 0 Resende |
16/02 - Murici-AL 0 x 3 Flamengo - 1 gol |
20/02 - Flamengo 1 (3) x (1) 1 Botafogo |
27/02 - Boavista 0 x 1 Flamengo - 1 gol |
05/03 - Flamengo 3 x 2 Olaria - 1 gol |
10/03 - Bangu 1 x 2 Flamengo - 1 gol |
13/03 - Flamengo 0 x 0 Fluminense |
16/03 - Flamengo 3 x 0 Fortaleza |
Foram cinco gols marcados em 10 jogos, média que agrada ao técnico Vanderlei Luxemburgo. A rede balançou em cobranças de pênalti, de falta, de cabeça, de pé direito. Ronaldinho exibiu boa parte do seu repertório até o momento. Embora tenha demorado um pouco para chegar ao condicionamento físico ideal, hoje o astro já é considerado um “100%” pelo preparador Antônio Mello.
Para muitos, mesmo tendo marcado o gol do título da Taça Guanabara, sua melhor partida foi contra o Olaria na estreia da Taça Rio. Vanderlei Luxemburgo o elogiou após uma atuação com gol e passes açucarados para os companheiros.
O ponto negativo na curta trajetória fica por conta do exagero de entradas nos adversários. Estas resultaram em quatro cartões amarelos e em uma denúncia do TJD/RJ. O julgamento deve acontecer na próxima semana, mas a tendência é a de que seja absolvido por ser réu primário.
NÍVEL DE ROMÁRIO E ADRIANO NO INÍCIO
Para efeito de comparação com recentes ídolos da torcida rubro-negra, Ronaldinho, que atualmente joga mais avançado do que o normal, tem números parecidos em alguns aspectos com dois atacantes ex-Flamengo. São eles: Romário e Adriano.
Com seu faro de gol apurado, o Baixinho marcou nove gols nos primeiros 10 jogos pelo clube. No entanto, a primeira conquista só aconteceu na 15ª partida, quando o Flamengo venceu o Botafogo por 3 a 2 e levantou a Taça Guanabara, em 1995.
Quando voltou ao Rubro-Negro, em maio de 2009, o Imperador Adriano logo mostrou força ao ajudar o clube a conquistar o Campeonato Brasileiro. Nos primeiros 10 jogos, ele balançou a rede em sete oportunidades. Destas partidas, Adriano teve uma atuação de gala contra o Internacional, no Maracanã. O Flamengo venceu por 4 a 0, com três gols do ex-camisa 10.
Ronaldinho vem se mostrando feliz no Flamengo e cada vez mais adaptado ao Rio de Janeiro. O retrospecto dos últimos jogos o anima. Recentemente, o craque manifestou aos companheiros o desejo de conquistar o Campeonato Carioca sem a necessidade de uma decisão, além de conseguir devolver o Rubro-Negro a Taça Libertadores o quanto antes.
Na Gávea, suas atuações neste começo de trajetória são comemoradas a cada jogo com a certeza de que o investimento no camisa 10 foi a grande tacada rubro-negra dos últimos anos e que muita coisa boa ainda pode acontecer. Para que os desejos possam se materializar, depende apenas do clube e de um certo dentuço...
Fonte: uol Esporte