CBF conclui treinamentos e testes com árbitros em Salvador
Por Comunicação FBF, 25 de Mar 2014 - 13h06

Foram três dias de muito suor. De 20 a 22 de março, os árbitros baianos
e sergipanos do quadro nacional foram exaustivamente exigidos e
testados pela CBF.
Em Salvador, a entidade máxima do futebol brasileiro realizou mais uma temporada de treinamentos e avaliações físicas com os profissionais do apito que atuarão nas competições nacionais de 2014.
Em Salvador, a entidade máxima do futebol brasileiro realizou mais uma temporada de treinamentos e avaliações físicas com os profissionais do apito que atuarão nas competições nacionais de 2014.

Com a proximidade do fim dos estaduais e regionais, o início do Brasileirão e a sequência da Copa do Brasil exigem dos árbitros e assistentes uma preparação especial e um condicionamento físico diferenciado. E os responsáveis por proporcionarem um conhecimento maior aos profissionais foram os instrutores Sérgio Cristiano e Jomerson, ambos da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol da CBF (Enaf-CBF), que ao lado da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA) comandaram o treinamento.
As atividades foram iniciadas na quinta-feira (20), com uma reunião técnica com instrutores locais no auditório da Federação Bahiana de Futebol (FBF). No mesmo dia, os árbitros, assistentes e assessores passaram por uma avaliação teórica e uma apresentação de grupos.

Na sexta-feira (21), os trabalhos começaram com uma exibição de vídeos, logo pela manhã. A tarde ficou reservada para o famoso FIFA TEST. Com a avaliação física, a CBF chega à conclusão de quais árbitros estão aptos para apitarem as competições nacionais da temporada.

Vindos de mais uma pré-temporada realizada pela FBF, a décima delas, onde foram bem preparados no mês de dezembro de 2013, os árbitros e assistentes baianos tiveram um desempenho satisfatório. Todos os profissionais da Boa Terra foram aprovados no teste e estão prontos para representarem a Bahia pelo Brasil a fora. O destaque ficou por conta da árbitra assistente Érica Paula Jesus da Purificação, que está há oito meses no quadro da CBF, e foi aprovada com índices exigidos para os homens.
Já no sábado (22), o período de treinos foi

Um dos mais experientes na turma de Sergipe, Cláudio Francisco de Lima e Silva destacou a importância das atividades realizadas. “A gente acha de grande valia esse treinamento, já que todos esperam uma padronização da arbitragem e, consequentemente, ter atuações coerentes”.
Por fim, o mestre e comandante da preparação, Sérgio Cristiano, fez elogios ao grupo e avaliou o período de treinamento. "Tivemos oportunidade de trazer o treinamento dos quatro pilares que a FIFA entende que tem que ter: técnico, físico, mental e social. Estou satisfeito com o resultado e vou arriscar dizer uma coisa: o Nordeste deu um salto de qualidade superior a muitos estados do Sudeste, haja vista que temos aqui árbitros internacionais. Além disso, a Bahia também é referência de escalações nacionais”, concluiu o instrutor.
Fotos: Carlos Santana // FBF
Nenhum comentário:
Postar um comentário
e-mail quincas11quincas@hotmail.com