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sábado, 2 de setembro de 2017

Em classificação de mais de três horas, Hamilton quebra recorde histórico de poles e larga na frente na Itália



Esteban Ocon já não sabia o que esperar da chuva e da direção de prova (Foto: Reprodução))
 
© Fornecido por Grande Prêmio Esteban Ocon já não sabia o que esperar da chuva e da direção de prova (Foto: Reprodução)) Caos e mais de três horas de espera. A forte chuva que desabou neste sábado (2) gerou uma série de atrasos e, por muito pouco, a definição do grid de largada do GP da Itália não ficou para domingo. Mas valeu a pena aguardar. A pista molhada proporcionou uma classificação lotérica e emocionante em Monza, com a chuva aparecendo de forma intermitente. No fim das contas, deu Lewis Hamilton de novo, pela quarta vez consecutiva no circuito italiano. Com grande volta debaixo de muita chuva, o britânico conseguiu um feito histórico e alcançou a pole 69 da carreira na F1, assumindo o recorde histórico que compartilhava com Michael Schumacher até então em meio a uma sessão caótica e alucinante.

Para completar a festa, Hamilton vai ver seu maior rival, Sebastian Vettel, apenas na sexta posição do grid de largada. A dupla da Red Bull fez excelente classificação, mas vai perder posições no grid de largada em razão de troca de motor. Assim, é Lance Stroll quem vai largar na segunda posição com uma volta incrível no fim. Tão surpreendente quanto é o terceiro lugar de Esteban Ocon, enquanto Valtteri Bottas vai partir do quarto lugar, à frente de Kimi Räikkönen e Vettel. Felipe Massa parte do sétimo lugar, completando a quarta fila com Stoffel Vandoorne.

A largada em Monza está marcada para 9h (hora de Brasília) deste domingo sem previsão de chuva no circuito italiano, com transmissão ao vivo pela Rede Globo. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Itália por meio do novo livetiming.
Minutos antes do horário previsto para o início da classificação, Bernd Maylander acelerva o safety-car e fazia uma volta de inspeção da pista para checar as reais condições do asfalto, uma vez que a chuva continuava forte, porém um pouco menos intensa em relação ao terceiro treino, pela manhã.

Precisamente às 14h locais (9h de Brasília), Valtteri Bottas puxou a fila de pilotos no pit-lane e abriu o Q1 em Monza para os primeiros 18 minutos da classificação. A pista ainda tinha muitas poças e estava bem encharcada, proporcionando um desafio ainda maior aos pilotos. As condições do asfalto eram críticas, de modo que muitos pilotos aquaplanavam. A visibilidade também era mínima por conta do spray gerado pelos carros, tornando tudo muito perigoso.Nas primeiras voltas, Hamilton cravou 1min40s128 e tomou a ponta provisória do Q1, com Vettel 2s266 atrás, em segundo. No fim da reta, Romain Grosjean aquaplanou e bateu no muro de proteção, embora sem maiores consequências, para sorte do franco-suíço. Foi a primeira bandeira vermelha do dia. O piloto esbravejou contra a decisão de levar adiante o treino: "É estúpido, eu disse a vocês que está muito perigoso", bradou. Um pouco mais calmo, pouco depois do acidente, Romain reiterou sua posição: "A situação era terrível".
O cronômetro foi parado após 4min29s de Q1. Durante a interrupção do treino, Maylander foi novamente à pista para fazer outra volta de inspeção em Monza. Em seguida, a direção de prova deu um prazo de 15 minutos para definir os rumos do treino classificatório. Pouco depois, novo adiamento, e mais 15 minutos até a retomada (ou não) da sessão.

Durante a bandeira vermelha, a chuva diminuiu um pouco, mas ainda se fazia presente com alguma intensidade na região do circuito. Mas a calmaria durou pouco, porque a chuva voltava a apertar no exato momento em que Maylander regressava ao pit-lane após uma nova volta de inspeção. Assim, houve novo adiamento em 15 minutos, com novidades previstas para 15h locais (10h de Brasília), o que motivou a transmissão oficial a falar com o diretor de provas da F1.

"Vamos fazer o máximo possível para ter uma leitura do radar e ver se conseguimos retomar. Mas está imprevisível. Do safety-car nos disseram que há muita água e não queremos perigo. A situação da pista piorou durante a sessão e, infelizmente, essas coisas acontecem", disse Charlie Whiting.

Durante a espera, alguns pilotos procuravam entreter o público. Sebastian Vettel, grande nome da Ferrari na atualidade, enfrentava um pouco de chuva para acenar para os fãs nas arquibancadas em frente aos boxes. Hamilton aproveitava o tempo livre e interagia com uma live no Instagram.
Enquanto isso, a expectativa pela retomada da sessão continuava, uma vez que a pista voltava a apresentar uma breve melhora. Só que a direção de prova adiava novamente o recomeço da sessão: mais 15 minutos. A decisão era defendida por ninguém menos que Jackie Stewart, tricampeão mundial de F1: "Whiting está fazendo o certo", disse o escocês à emissora Movistar F1.

A chuva apertava... e o treino atrasava... outros 15 minutos, com a definição sobre a classificação passando para 15h30 locais (10h30 de Brasília). "Espero que tenha uma decisão logo, está muito chato. Queremos ir para a pista, mas a segurança é a coisa mais importante. Vamos ver o que acontece", disse Felipe Massa. Hamilton e Valtteri Bottas, enquanto isso, jogavam video-game no motorhome da Mercedes. Verstappen fazia algo diferente e filmava com a 'Max Cam', alternativa da transmissão para entreter um pouco o público. Mas o cameraman que provocou risos foi o homem-sorriso Ricciardo, que brincou ao filmar um dos carros da Mercedes. Enquanto isso, Massa jogava 'altinho' com o filho, Felipinho, e os mecânicos da Williams.
Após mais quatro adiamentos e uma cansativa espera de 2h30min, o assessor de imprensa sinalizava um prazo-limite até 16h45. Assim, os fiscais de pista atuavam para tentar secar as poças de água. Tudo para garantir uma possibilidade de levar adiante a classificação. Maylander completou mais voltas de inspeção perto do horário estipulado pela FIA. E a chuva já estava bem mais amena, ao passo que a pista apresentava melhores condições. E aí veio novo comunicado: a sessão seria retomada às 16h40 locais (11h40 de Brasília). Uma grande notícia para os fãs do mundo inteiro que aguardavam o recomeço da classificação.

Fim da espera... recomeço da classificação em Monza

Verstappen puxou a fila de 19 carros no pit-lane para a aguardada retomada do Q1. Já não havia mais chuva, e a pista reunia condições para o recomeço dos trabalhos e a definição do grid de largada. Só Grosjean ficou fora da classificação. Max, aliás, já reportava uma melhora significativa do asfalto em relação ao início do treino antes de marcar 1min38s557 na sua primeira volta rápida. De fato, a pista já estava mesmo bem melhor.
Em seguida, Hamilton fazia grande volta para marcar 1min36s981, excelente tempo, considerando que Bottas e Vettel vinham mais de 1s atrás. Sempre brilhante na chuva, Verstappen se colocava mais perto com volta 0s363 atrás de Lewis. A tendência era a pista ir melhorando a cada minuto com a formação de um trilho seco. Hamilton reforçava a liderança com 1min36s009, ainda com pneus de chuva forte, enquanto Vettel era o primeiro a calçar pneus intermediários, seguido por Alonso. Era a senha para todo mundo deixar os boxes com os compostos verdes. Mas, ao mesmo tempo, a chuva voltava a dar o ar da graça. Com os intermediários, Vettel subia para terceiro, atrás dos pilotos da Mercedes. Räikkönen, por sua vez, bradava contra os mecânicos da Ferrari após ser liberado do pit-lane e quase bater no carro da Force India. Detalhe: o freio dianteiro esquerdo começava a pegar fogo, que foi apagado pouco depois. No fim, Bottas bateu Hamilton e fechou o Q1 com o melhor tempo com 1min35s716. Jolyon Palmer, Kevin Magnussen, Marcus Ericsson, Pascal Wehrlein e Grosjean foram os eliminados.

Na abertura do Q2, novamente Verstappen puxava a fila com pneus para chuva forte, enquanto a maioria insistia com os intermediários, inclusive as duplas de Ferrari e Mercedes. Vandoorne, Räikkönen e Massa, com os intermediários, escapavam da pista, mas sem maiores consequências. Mas o asfalto seguia bem encharcado. Os pneus de banda azul eram mais eficientesno início do Q2, mas o jogo virou quando Vettel tomava a ponta. De intermediários. Com os mesmos pneus, Hamilton assumia a ponta com 1min36s009, mas Seb dava o troco com volta 0s224 mais rápida que a do rival. Mas no fim do Q2, Lewis respondeu à altura: 1min35s344. E Bottas subia para P2.

O Q2 foi definido nos segundos finais. Stroll e Massa fizeram grandes voltas e se colocaram no Q3. Entre os eliminados, ficaram pelo caminho Vandoorne, Hülkenberg, Alonso, Daniil Kvyat e Carlos Sainz Jr.
F1 2017; GP DA ITÁLIA; MONZA; SÁBADO; TREINOS LIVRES; MERCEDES; LEWIS HAMILTON © Grande Prêmio F1 2017; GP DA ITÁLIA; MONZA; SÁBADO; TREINOS LIVRES; MERCEDES; LEWIS HAMILTON 
FONTE: msn.esportes 

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