Barueri afasta Val Baiano e Renê por suposta "mala branca" e promete apuração
Em São Paulo
No início da noite, o clube veiculou uma nota oficial explicando o caso. "Os atletas Renê e Val Baiano não serão relacionados para as partidas do Grêmio Barueri por tempo indeterminado, com o objetivo único de preservar suas imagens e a do clube. Uma nova reunião está agendada para a semana que vem com o objetivo de rediscutir assunto. Durante este período iremos continuar nosso processo de apuração dos fatos. O Grêmio Barueri reforça que não corrobora com este tipo de prática. Esperamos encerrar nossa primeira participação no Campeonato Brasileiro da Série A, com a mesma boa impressão que temos deixado por onde atuamos", disse a íntegra do documento.
Em meio às acusações, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), inicialmente, disse que não apuraria o caso. Diante dos desdobramentos, mudou de posicionamento e pretende averiguar o que aconteceu.
"O que a gente não consegue nem vislumbrar nesse momento é que tenha havido alguma mácula no jogo especificamente, como algum tipo de atentado à dignidade do desporto com uma finalidade de alterar o resultado de competição, o que poderia acarretar numa anulação de partida. Nem de longe consigo enxergar isso quando surgem os boatos de mala branca neste momento", disse o procurador-geral da entidade, Paulo Schmitt, ao "Justiça Desportiva".
AS CONFISSÕES DO BARUERI
O Cruzeiro nos deu essa gratificação, mas, independente desse dinheiro do Cruzeiro, a gente sempre entra para vencer
Só esperamos agora o pagamento. É fim de ano, queremos engordar nossa conta
Após a partida contra o Flamengo, Renê confirmou a 'mala branca'. "Recebemos ligações hoje. Isso é legal, é a famosa mala branca. Estamos esperando, fim de ano está aí, nós queremos engordar a nossa conta", disse, em entrevista à "Rádio Eldorado ESPN". "É time que está brigando direto, né", completou.
O atacante Val Baiano, artilheiro do time, disse que o dinheiro veio de Belo Horizonte. "O Cruzeiro nos deu essa gratificação, mas, independente desse dinheiro do Cruzeiro, a gente sempre entra para vencer."
"O Cruzeiro nega e cabe agora ao jogador provar", disse o diretor de comunicação do clube mineiro, Guilherme Mendes, sem negar que a prática é comum no mundo do futebol. "Essa conversa de 'mala branca' é comum. Ano passado houve a mesma coisa", acrescentou.
Ainda nesta quinta, quem rebateu as acusações foi a diretoria do Barueri. Por meio de nota oficial, assinada por Almeida, o clube disse que "caso julguemos necessário, puniremos os atletas com advertências por escrito".
BAHIA "PAGOU" NA SÉRIE B?
Nesta sexta, o presidente do Conselho Deliberativo do Bahia, Ruy Accioly, afirmou que o time baiano enviou "mala branca" para que o Bragantino vencesse o América-RN, na última terça. "Teve mesmo uma motivação extra", disse o dirigente. No entanto, pouco depois, o clube baiano divulgou uma nota, por meio de sua assessoria de imprensa, negando o "doping financeiro" à equipe paulista.
O fato é que a vitória do Barueri sobre o Flamengo ajudou o Cruzeiro a subir uma posição na tabela. Com um triunfo sobre o Santo André, por 3 a 2, também na quarta-feira, no Mineirão, o time mineiro assumiu a quinta colocação, com 51 pontos. O rubro-negro carioca, que caiu para o sexto lugar, tem a mesma pontuação, mas perde no número de vitórias (15 contra 14).
Fonte: uol Esporte