Verdão empata com o Grêmio e não dispara
Palmeiras começa bem, mas gaúchos reagem e conseguem a igualdade no Palestra Itália cheio

Palmeiras joga bem, mas cede empate para o Grêmio em casa (Foto: Eduardo Viana)
Ana Thaís de Matos
O líder Palmeiras perdeu uma boa chance de disprarar na liderança do Brasileirão. Contando com o apoio da torcida que encheu o Palestra Itália e contra o pior visitante do campeonato, o Verdão começou bem mas acabou cedendo o empate em 1 a 1 com o Grêmio, nesta quinta-feira.
Cleiton Xavier foi o nome do primeiro tempo. O meia palmeirense dominou as principais ações da etapa incial e parecia estar em todas as partes do campo. Com muita velocidade, o Palmeiras foi para cima do adversário e encurralou o Grêmio.
Obina, Diego Souza e Cleiton Xavier perderam boas chances de abrirem o placar nos primeiros minutos da partida. Enquanto o goleiro Victor se esforçava muito, Marcos pouco apareceu.
A vontade do Palmeiras de matar o jogo tinha uma boa explicação: caso vencesse o confronto desta quinta, o time conseguiria abrir cinco pontos de vantagem para o vice-líder Goiás. Fora isso, a equipe tem o duelo contra o Atlético-MG na próxima quarta-feira, o que poderia ampliar ainda mais essa diferença.
De tanto pressionar, o Alviverde conseguiu abrir o placar aos 28 da primeira etapa. Em belo cruzamento de Wendel, o pequenino Cleiton Xavier apareceu dentro da área e marcou de cabeça, o seu segundo gol do na competição.
Mas a torcida palmeirense, que ajudou o time durante toda a partida, pouco pôde comemorar. Aos 31 minutos, o Grêmio, que até então não tinha finalizado nenhuma bola contra o gol de Marcos, conseguiu o empate. Souza aproveitou falta cobrada rapidamente recebeu na direita e fez belo passe dentro da área para Máxi Lopes. O atacante foi mais rápido que Maurício Ramos e fez o 1 a 1.
No fim do primeiro tempo, Marcos ainda salvou a virada com a defesa mais bonita da partida. Máxi Lopes recebeu cruzamento e chutou à queima roupa. Mesmo caindo, o camisa 12 conseguiu defender.
Após o primeiro gol sofrido em três jogos sob o comando do técnico Muricy Ramalho (que perdeu os 100% de aproveitamento), o Palmeiras se predeu na partida. Aproveitando isso, o Grêmio voltou melhor para o segundo tempo.
Os gaúchos aproveitaram os espaços deixados pelo Verdão, que se lançou até de forma desorganizada ao ataque, e teve chances de marcar o segundo gol. A zaga palmeirense chegou a salvar uma bola em cima da linha.
Muricy Ramalho ousou e tirou o artilheiro Obina, para a entrada do lateral-esquerdo Jefferson. O Palmeiras passou a errar muitos passes no meio campo, o que não estava acontecendo durante todo o primeiro tempo. O Grêmio mais atento, fechou mais o meio-de-campo, e passou a impedir os levantes do do Verdão. Sem os atacantes, o Palmeiras passou a arriscar mais bolas na área. Edmilson e Diego Souza se adiantaram um pouco mais, e Cleiton Xavier ficou mais preso.
Aos 37, Réver se chocou com Diego Souza, e caiu no chão de mal jeito. Desacordado, o zagueiro deixou o campo. Como o Grêmio já havia feito suas três substituições ficou com um jogador a menos para o final do jogo.
O Palmeiras aproveitou o momento de descontração do Grêmio, e tentou em mais algumas oportunidades, mas os gaúchos responderam à altura, e levaram perigo com Máxi Lopes. No entanto aos 47 minutos, Cleiton Xavier teve uma grande oportunidade, mas jogou na área, e Victor, seguro, ficou com a bola.
Willians ainda recebeu dentro da área, mas desequilibrou-se e perdeu a chance. Muita pressão para os dois lado, mas o jogo não saiu do 1 a 1.
O Verdão permanece líder, e enfrenta na próxima quarta-feira o Atlético-MG no Mineirão, e o Grêmio permanece em São Paulo, pois joga contra o Barueri, neste domingo.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 1 X 1GRÊMIO
Estádio: Palestra Itália, São Paulo, SP
Data/hora: 6/8/2009 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa/ PE) e Ubirajara Jota(PE)
Renda/público: R$ 862.666,24 / 25.440
Cartões amarelos: Edmilson, Marcão (PAL); Rafael Marques (GRE);
GOLS: Cleiton Xavier 28'/1ºT (1-0); Máxi Lopes 31'/1ºT (1-1)
PALMEIRAS: Marcos, Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Marcão (Marquinhos, 37'/2T); Edmilson, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Ortigoza (Willians, intervalo) e Obina (Jefferson, 23'/2T). Técnico Muricy Ramalho
GRÊMIO: Victor, Thiego (Rafael Marques, intervalo) Léo, Réver, Fábio Santos (Jadilson, 22’/1T); Túlio, Adilson, Souza, Tcheco, Douglas Costa (Jonas, 33'2T) e Máxi Lopes. Técnico Paulo Autuori
Fonte: msn Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
e-mail quincas11quincas@hotmail.com